Quem-Foi-Mefibosete-Na-Bíblia

Um dos personagens bíblicos muito citado em vários tipos de sermões, que de fato nos trás algumas lições importantes, é a história de quem foi Mefibosete.

Leia neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esse homem, que era de linhagem real, que foi esquecido, mas também lembrado por Deus!

Deixando no final de sua história uma grande lição de caráter.

Quem foi Mefibosete na Bíblia Sagrada?

Mefibosete foi um neto do rei Saul e filho de Jônatas, porém embora tivesse sangue real, a sua vida foi completamente marcada por dores, percas e tragédias.

Embora fosse herdeiro do trono por direito de nascença, nunca assumiu o reinado de Israel, como por direito, poderia o fazer.

Pois a sua vida com seus sonhos, foi escondida numa terra distante do lugar onde deveria reinar.

Logo após um triste episódio de sua vida, foi levado para uma terra chamada Lo-Debar, que ficava ao leste do Rio Jordão, conhecida como a “terra dos esquecidos”, onde havia muita sequidão e miséria.

Por que Mefibosete foi parar em Lo-Debar?

O motivo da viagem de Mefibosete para Lo-Debar foi para fugir de uma batalha trágica de Israel contra os filisteus, que ocorreu no monte Gilboa, onde seu avô rei Saul, com seus filhos, dentre ele Jônatas, foram mortos.

Com isso, a sua babá de forma desesperada, rapidamente o toma pelos braços fugindo para Lo-Debar.

Pois, como de costume na época, todo rei que dominava um novo reino, imediatamente já procurava matar toda a linhagem real, para impedir futuras rebeliões de retomada do trono.

Porém no momento daquela fuga precipitada, algo trágico acontece que deixa Mefibosete deficiente das pernas, o impossibilitando de andar.

Como foi que Mefibosete ficou deficiente?

Como-Foi-Que-Mefibosete-Ficou-Deficiente

Quando Mefibosete era ainda criança, pois tinha apenas 5 anos de idade, sofreu um gravíssimo acidente numa fuga desesperada, que resultou numa sequela para o resto de sua vida:

E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.

2 Samuel 4:4

Ou seja, a sua história começa com 2 fatos trágicos::

  1. A perca de seu pai e avô (Jônatas e rei Saul);
  2. E o acidente gravíssimo, que o deixou aleijado.

Claramente a história de Mefibosete inicia sem esperança alguma de um futuro melhor, pois embora fosse herdeiro do trono que acabara de cair, cresceria numa terra diferente, sendo escondido.

Quem cuidou de Mefibosete em Lo-Debar?

Na bíblia, em 2 Samuel 9.5, está registrado que Mefibosete estava aos cuidados de Maquir, que era filho de Amiel, morador de Lo-Bebar.

Maquir também foi um dos que ajudaram a Davi quando estava em guerra com Absalão, dando suporte com alimento e abrigo:

²⁷ E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, ²⁸ Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas, ²⁹ E mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento.

2 Samuel 17:27-29

O que Davi fez com Mefibosete?

O-Que-Davi-Fez-Com-Mefibosete

Davi poderia aniquilar toda a descendência do rei anterior, para garantir seu domínio absoluto, mas não.

Pois sabia que aquele reinando não tinha sido tomado pela vontade dele e sim de Deus.

Com isso, mandou chamar a Mefibosete para honrá-lo, mudando completamente a sua história.

Isso ocorre no momento em que Davi já estava estabilizado com seu trono.

Quando questiona se haveria ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul.

Pois estava desejoso em fazer benevolência por amor a Jônatas, seu antigo amigo.

Portanto afirmam que Ziba, um de seus servos, sabia de um filho de Jônatas que morava em Lo-Debar, a saber Mefibosete:

⁵ Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. ⁶ E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. ⁷ E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

2 Samuel 9:5-7

A partir daquele dia, Mefibosete estaria à mesa do rei, como um integrante da atual família real.

Sendo cuidado, bem tratado e respeitado por todos os servos do rei Davi.

Também receberia todas as terras de Saul, fazendo dele um homem muito próspero.

A traição do servo Ziba

A-Traição-Do-Servo-Ziba-Contra-Mefibosete

Após o retorno de Mefibosete a Jerusalém, Ziba que era servo de Davi, foi designado a ser servo dele, com toda a sua família.

Embora aparentemente ter aceitado de bom grado, futuramente mostrou-se desonesto e oportunista.

Pois quando Davi estava fugindo de Absalão, Ziba se aproxima trazendo sustento naquele momento difícil, porém com a má intenção de acusar falsamente Mefibosete:

¹ E passando Davi um pouco mais adiante do cume, eis que Ziba, o servo de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, com cem cachos de passas, e cem de frutas de verão e um odre de vinho. ² E disse o rei a Ziba: Que pretendes com isto? E disse Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para se montarem neles; e o pão e as frutas de verão para comerem os moços; e o vinho para beberem os cansados no deserto. ³ Então disse o rei: Ora, onde está o filho de teu senhor? E disse Ziba ao rei: Eis que ficou em Jerusalém; porque disse: Hoje me restituirá a casa de Israel o reino de meu pai. ⁴ Então disse o rei a Ziba: Eis que teu é tudo quanto tem Mefibosete. E disse Ziba: Eu me inclino, que eu ache graça em teus olhos, ó rei meu senhor.

2 Samuel 16:1-4

Ou seja, diante daquele ilusão da ajuda aparente do servo Ziba, o rei Davi infelizmente foi enganado, pois acreditou cegamente naquelas falsas palavras.

Portanto, de forma injusta, Ziba tomou posse de tudo o que era de Mefibosete, porém toda a verdade futuramente apareceria.

Segundo Encontro de Mefibosete com Davi

Segundo-Encontro-De-Mefibosete-Com-Davi

Mefibosete estava sem tirar a barba, som seus pés e roupas sem lavar.

Pois estava de luto pela a ausência do rei e por todo àquele conflito que estava acontecendo em Jerusalém.

Pois havia uma real e sincera preocupação com Davi, a quem tanto considerava e respeitava.

Passado um tempo, Mefibosete de encontra com Davi e tem a grande oportunidade de se retratar do mal entendido:

²⁴ Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz. ²⁵ E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, disse-lhe o rei: Por que não foste comigo, Mefibosete? ²⁶ E disse ele: Ó rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo. ²⁷ Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos. ²⁸ Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor; e contudo puseste a teu servo entre os que comem à tua mesa; e que mais direito tenho eu de clamar ao rei? ²⁹ E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras. ³⁰ E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa.

2 Samuel 19:24-30

Porém diante daquilo tudo, Davi toma a decisão de repartir os bens entre Mefibosete e Ziba.

Mas Mefibosete decide abrir mão de tudo o que possuía!

Afirmando com essa atitude, que o mais importante para ele, era a volta do rei a Jerusalém, provando ter um caráter exemplar e admirável.

Pois mostrou que a sua real preocupação não era tomar posse de bens materiais ou se aproveitar de todas as regalias do reino.

Mas estar de bem com o rei a quem tanto considerava.

O que podemos aprender com a história de Mefibosete?

Podemos aprender resumidamente, pelo menos 4 coisas muitos importantes com a história de Mefibosete:

  1. Mesmo que se tenha uma história de muita dor e sofrimento, marcado por muitas tragédias, saiba que Deus nunca se esqueceu de você e está pronto para mudar tudo!
  2. A vida pode tirar algumas coisas de você, mas jamais poderá mudar a verdade de quem realmente você é: Herdeiro do Rei!
  3. Assim como Deus se lembrou de Mefibosete, colocando-o na mesa do rei, assim faz hoje na vida de todos os que confiam Nele, tirando do lugar de vergonha e colocando no lugar de honra!
  4. Mesmo que sofra uma grande traição e passe por injustiças, mantenha o seu bom caráter, confiando que Deus nunca lhe abandonará!

Que Deus abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

5 2 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima