Quem Foram Os Magos Que Levaram Presentes Para Jesus?

O nascimento de Jesus Cristo é um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois marca a chegada do Salvador prometido por Deus, mas Quem Foram Os Magos Que Levaram Presentes?

A Bíblia relata que, logo após o seu nascimento, Jesus recebeu a visita desses personagens misteriosos, que são popularmente conhecidos como os reis magos.

Mas quem eram esses reis magos?

De onde eles vieram?

Quais foram os presentes que eles trouxeram para Jesus?

E qual é o significado desses presentes?

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas, usando as informações que encontramos na Bíblia e em outras fontes históricas e teológicas.

Qual a Origem dos Reis Magos?

A Bíblia não nos dá muitos detalhes sobre a origem dos reis magos, apenas que eram do oriente.

Pois o único evangelho que menciona a visita deles é o de Mateus, que diz o seguinte:

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.” (Mateus 2:1-2)

Porém historicamente é mais provável que não eram reis, pois qualquer realeza oriental, viajaria com uma grande comitiva de acompanhantes, servos, soldados, conselheiros e outros membros da corte.

Pois na antiguidade, a ideia de um rei ou monarca viajar apenas com alguns amigos seria considerada altamente incomum e, muitas vezes, imprudente.

Além disso, os magos citados na bíblia eram do oriente, ou seja, estavam saindo de uma nação estrangeira e entrando em Jerusalém, que era uma província romana, comandada por Herodes, o Grande.

Portanto, seria mais provável que não fossem “reis”, mas sim alguns homens muito capazes e de extrema confiança real, que viajaram para uma missão nobre.

Pois a palavra “magos” vem do grego “magoi” (μάγος), que era usada para designar aos sábios ou estudiosos de astros, que viviam na Pérsia, na Babilônia ou na Arábia.

Esses “magos” eram homens muito entendidos em astronomia, matemática, filosofia e religião, que prestavam auxílio direto aos reis.

Além disso, eram considerados conselheiros dos reis, por isso tinham também uma grande influência política e social.

Embora na bíblia, não especifica de qual local do oriente eles eram, esses magos que visitaram Jesus provavelmente eram da Pérsia.

Pois essa região tinha contato com o judaísmo desde o tempo do exílio babilônico e tinham bastante conhecimentos sobre as profecias das Escrituras.

Além disso, a Pérsia era conhecida por ter uma tradição de esperar por um salvador universal, chamado de Saoshyant, que seria descendente de Zaratustra, o fundador do zoroastrismo.

Por essa expectativa pode ter despertado o interesse dos magos pelo nascimento do Messias judeu, Jesus Cristo.

Eram 3 Magos? Quais Eram Seus Nomes?

Eram-3-Magos-Quais-Eram-Seus-Nomes

A Bíblia também não nos diz quantos magos eram, nem quais eram os seus nomes.

Mas a tradição cristã, costuma afirmar que eles eram três, baseando-se no número de presentes que eles ofereceram a Jesus: ouro, incenso e mirra.

Com isso, essa tradição também atribuiu nomes e características a cada um dos reis magos, conforme segue:

  • Belchior (ou Melchior): era o mais velho dos três, tinha cabelos e barba brancos e era originário da Europa. Ele ofereceu ouro a Jesus.
  • Gaspar: era o mais jovem dos três, tinha cabelos e barba castanhos e era originário da Ásia. Ele ofereceu incenso a Jesus.
  • Baltazar: era o mais moreno dos três, tinha cabelos e barba pretos e era originário da África. Ele ofereceu mirra a Jesus.

Porém, esses nomes e características, não têm fundamento bíblico ou histórico, mas são fruto de lendas e tradições populares que se desenvolveram ao longo dos séculos.

Ou seja, ninguém sabe se os magos eram realmente reis, nem se eles eram de diferentes continentes, nem se eles representavam as três raças humanas, como alguns sugerem.

A Estrela de Belém e os Magos

A-Estrela-De-Belém-E-Os-Magos

Um dos elementos mais intrigantes da história dos magos é a estrela, que eles seguiram até Belém, onde encontraram Jesus.

Pois a Bíblia diz que eles viram a sua estrela no oriente e que ela os guiou até o lugar onde estava Jesus.

“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.” (Mateus 2:9-10)

Mas que estrela era essa?

Como essa estrela se movia?

E como ela indicava o nascimento do rei dos judeus?

A Bíblia não nos dá detalhes sobre a natureza e o funcionamento da estrela dos magos.

Por isso, muitas teorias foram propostas ao longo dos anos, tentando explicar esse fenômeno.

Alguns sugeriram que a estrela era uma supernova, uma explosão de uma estrela que produz um brilho intenso no céu.

Outros apontaram para a possibilidade de um cometa, um corpo celeste que tem uma cauda luminosa quando se aproxima do sol.

Ainda existem, os que sugeriram que a estrela era uma conjunção planetária, um alinhamento de planetas que cria um efeito de maior brilho no céu.

Porém, todas essas teorias têm dificuldades para se harmonizar com o relato bíblico, que parece indicar que a estrela tinha um movimento próprio e uma relação direta com o nascimento de Jesus.

Por isso, alguns estudiosos preferem entender que a estrela dos magos era um milagre divino, uma manifestação sobrenatural da glória de Deus, que anunciava e apontava para o seu Filho.

Essa interpretação se baseia no fato de que a Bíblia usa frequentemente a imagem da estrela para se referir à presença e à promessa de Deus.

Qual o Significado dos Presentes dos Magos?

Qual-O-Significado-Dos-Presentes-Dos-Magos

“E, entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2:11)

Outro aspecto interessante da história dos magos é o significado dos presentes que eles trouxeram para Jesus: ouro, incenso e mirra.

Pois, esses presentes não foram escolhidos ao acaso, mas tinham um valor simbólico e profético, que revelava a identidade e a missão de Jesus.

Simbologia do Presente: Ouro

O ouro era um metal precioso, usado para fazer moedas, joias e objetos sagrados.

Ou seja, representava a riqueza, o poder e a realeza.

Portanto, ao oferecerem ouro a Jesus, os magos reconheciam que ele era o rei dos judeus e o rei dos reis, o soberano de todas as nações e o governante de toda a criação.

Simbologia do Presente: Incenso

O incenso era uma resina aromática, usada para fazer perfumes, cosméticos e ofertas religiosas.

Ou seja, representava a fragrância, a pureza e a divindade.

Portanto, ao oferecerem incenso a Jesus, os magos reconheciam que ele era o Filho de Deus e o Sumo Sacerdote, o santo dos santos e o mediador entre Deus e os homens.

Simbologia do Presente: Mirra

A mirra era um óleo perfumado, usado para fazer unções, remédios e embalsamamentos.

Ou seja, representava a cura, o sofrimento e a morte.

Portanto, ao oferecerem mirra a Jesus, os magos reconheciam que ele era o Profeta e o Salvador, o ungido de Deus e o cordeiro de Deus, que morreria pelos pecados do mundo.

Qual foi a Importância dos Magos?

Qual-Foi-A-Importância-Dos-Magos

A visita dos magos a Jesus foi um evento de grande importância, pois mostrou que ele não veio apenas para os judeus, mas também para os gentios, ou seja, para todas as nações e povos da terra.

Pois os magos foram os primeiros representantes dos gentios a adorar Jesus e a reconhecer a sua realeza, a sua divindade e a sua salvação.

Que também nos ensinam algumas lições valiosas, como:

  • A busca pela verdade: eles se dedicaram a estudar os astros e as profecias, e seguiram a estrela que os levou até Jesus, o caminho, a verdade e a vida.
  • A fé em Deus: eles creram na promessa de Deus e na revelação da estrela, e se prostraram diante de Jesus, o Filho de Deus e o Senhor de todos.
  • A adoração a Jesus: eles não apenas o reconheceram como rei, Deus e salvador, mas também o louvaram com seus lábios e seus presentes, expressando o seu amor e a sua gratidão.
  • A obediência a Deus: eles não se deixaram enganar pelo rei Herodes, que queria matar Jesus, mas seguiram a orientação de Deus em sonho, e voltaram por outro caminho.

Conclusão

Os magos foram personagens importantes na história do nascimento de Jesus.

Pois nos mostram que Jesus é o Salvador de todos os povos, e que ele merece toda a nossa busca, fé, adoração e obediência.

Que possamos seguir o exemplo dos magos, e nos aproximar de Jesus com humildade, alegria e esperança.

E também, que possamos oferecer à Ele os nossos melhores presentes, que são os nossos corações, as nossas vidas e os nossos louvores.

Que Deus abençoe grandemente a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

5 1 voto
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima