Quem Foi O Rei Ezequias?
Na narrativa bíblica, líderes excepcionais emergem como faróis de inspiração, guiando povos por águas turbulentas, um desses líderes foi o Rei Ezequias.
Neste artigo, exploraremos a vida e o reinado do Rei Ezequias, destacando os momentos chaves, que o tornam um ícone bíblico.
Ao fazê-lo, também traremos à tona valiosas lições espirituais, que ressoam até os dias de hoje.
Qual a História do Rei Ezequias?
O Rei Ezequias, filho do Rei Acaz, assume o trono de Judá por volta de 715 a.C., sucedendo seu pai em um período de profundos desafios.
Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
Fez o que era reto aos olhos de Deus, pois tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera.
Porquanto, os filhos de Israel estavam queimando incenso à vários deuses e ele sabia o quanto isso seria prejudicial no seu reinado aliado ao Único Deus.
As Escrituras, incluindo 2 Reis, 2 Crônicas e Isaías, proporcionam uma visão detalhada da vida e reinado desse monarca bíblico.
Portanto, a sua jornada é não apenas um relato histórico, mas um testemunho de fé e liderança sob a orientação divina.
“⁵ No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
⁶ Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.”
(2 Reis 18:5,6)
Desafios e Conquistas nas Páginas Bíblicas
O reinado de Ezequias foi marcado por desafios monumentais, pois um desses, foi quando feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
Mas o maior desafio de seu reinando e conquista, foi quando sofreu a ameaça iminente da Assíria liderada por Senaqueribe.
Pois no ano décimo quarto do seu reinado, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá.
E aconteceu que, tendo o rei Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR.
Logo depois recebeu cartas de afronta das mãos dos mensageiros, quando as leu, imediatamente subiu à casa do Senhor e as estendeu.
Quando faz uma oração magnífica, que serve de modelo para todos os que estiverem sofrendo afrontas inimigas:
“¹⁵ Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
¹⁶ Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
¹⁷ Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
¹⁸ E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
¹⁹ Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.”
(2 Reis 19:15-19)
Assim que conclui a sua oração, vem a resposta maravilhosa de Deus, afirmando que o rei da Assíria, não entraria na cidade.
E nem lançaria nela flecha alguma, tampouco viria perante ela com escudo, nem levantaria contra ela trincheira alguma.
Concluindo a profecia, que pelo caminho por onde vier, por ele voltará, porém nesta cidade não entrará!
Portanto, o milagre sobrenatural da parte Deus acontece:
“³⁵ Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.
³⁶ Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.”
(2 Reis 19:35,36)
Com essa intervenção divina, não só frustrou os planos da Assíria, mas solidificou a posição do rei Ezequias, como um líder ungido por Deus.
Além disso, Ezequias empreendeu reformas religiosas notáveis, conforme narrado em 2 Crônicas 29.
Como a restauração do templo e a purificação da adoração ao Senhor, que não apenas fortaleceram a espiritualidade de Judá, mas também mostraram a dedicação de Ezequias ao verdadeiro Deus.
A Ameaça de Morte
Após tais conquistas, adoeceu Ezequias mortalmente e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás!
Quando ouvimos uma palavra de alguém irrelevante é muito fácil de lhe dar, mas e quando a palavra vem de um grande profeta já conhecido, como Isaías?
Mas o rei Ezequias não aceitou aquela palavra de morte, e com muita ousadia, virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor:
“Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.”
(2 Reis 20:3)
Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo para ele voltar.
Para dizer que Deus ouviu aquela oração, como também viu as lágrimas derramadas e que seria curado.
Além disso, que acrescentaria mais quinze anos de vida, quando seguindo a direção do profeta Isaías, tomou uma pasta de figos, puseram sobre a chaga e ele sarou.
Mas há uma revelação mais profunda sobre esse fato, confira neste artigo: Põe Em Ordem A Tua Casa!
O Erro do Rei Ezequias Antes de Sua Morte
Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente ao Rei Ezequias, porque ouvira que ele tinha estado doente.
Sem pensar, o Rei Ezequias lhes deu ouvidos e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os melhores unguentos e a sua casa de armas.
Ou seja, tudo quanto se achou nos seus tesouros, coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.
Então o profeta Isaías veio ao Rei Ezequias, e lhe perguntou da onde eram àqueles homens.
Quando soube que eram da babilônia, questionou ao rei o que ele tinha mostrado.
Então disse Ezequias: “Tudo quanto há em minha casa viram, coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse!
Assim, veio uma profecia muito preocupante:
“¹⁷ Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
¹⁸ E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia.”
(2 Reis 20:17,18)
Ou seja, quando expôs sua intimidade para os babilônicos, estava expondo todas as suas fraquezas e debilidades.
Portanto, os inimigos já sabiam como se preparar e qual seria a suposta resistência do seu reino, num futuro ataque.
Com isso, aprendemos, que jamais devemos abrir a nossa intimidade para qualquer pessoa, pois nunca saberemos quais são as reais intenções.
Mas era uma profecia futura, que aconteceria somente em outra geração.
Assim o Rei Ezequias dormiu com seus pais e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.
Conclusão
O Rei Ezequias não é apenas um personagem bíblico, mas é um legado espiritual para todos nós, embora no final de seu reinado, deixou uma brecha para seus futuros inimigos.
Mas a sua confiança inabalável em Deus, com seu compromisso com a justiça e adoração verdadeira, deixam uma marca muito forte como referência de fé e obediência.
À luz das Escrituras, seu exemplo ressoa, nos encorajando a confiarmos na providência divina em meio às adversidades.
Em um mundo marcado por desafios, a história de Ezequias destaca a importância da fé inabalável, da busca pela justiça e da adoração autêntica.
Sua narrativa é uma fonte de inspiração para líderes e seguidores de Cristo, lembrando-os de confiar na soberania de Deus em todas as circunstâncias.
Que a história de Ezequias seja não apenas uma lição do passado, mas uma bússola espiritual orientadora, para os buscadores da verdade e da fé nos dias de hoje.
Que Deus abençoe a sua vida!
Compartilhe e abençoe alguém também…