Quem Foi O Rei Salomão?

Rei-Salomão

O Rei Salomão foi o homem mais rico e o mais sábio que já existiu na história da bíblia e da humanidade.

Ninguém prosperou tanto como ele, mas como alcançou tamanho sucesso?

Isso e muito mais estaremos mostrando aqui.

História do Rei Salomão

O Rei Salomão foi o segundo filho, gerado por Bate-Seba, pois o primeiro faleceu.

Seu pai, o Rei Davi, tinha já outros filhos de outros casamentos, embora não fosse o primogênito dentre seus irmãos, foi escolhido para herdar o trono de Israel.

Muitas riquezas o Rei Davi tinha já destinado à construção do Templo, por isso não herdou totalmente das riquezas de seu pai.

Também herdou um grande espaço territorial com aproximadamente 128 mil quilômetros quadrados, que futuramente iria administrar de maneira lucrativa.

Ele foi o responsável de construir o primeiro templo de Deus na cidade de Jerusalém, por isso que hoje é conhecido como o Templo de Salomão.

Templo de Salomão

Ele foi o último rei antes da nação de Israel se dividir em duas partes, Reino do Norte de Israel e Reino do Sul de Judá.

Qual Foi A Primeira Atitude Do Rei Salomão?

O Rei Salomão começou a reinar muito jovem, acreditasse que tinha menos de 20 anos de idade.

E assim que assume o reinado de seu pai, Salomão tinha consciência das lutas internas familiares que enfrentaria, pois seu irmão Adonias queria a posse do trono.

Diante de tamanha ameaça decide fazer sua primeira aliança para o fortalecimento do seu reinado: Aliança com Deus!

E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias.

E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.

Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.

Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam.

E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.

2 Crônicas 1:2-6

Salomão sabia que o sacrifício à Deus era a garantia de sucesso em qualquer nova jornada ou desafio!

Qual Foi A Oração De Salomão?

Logo após o sacrifício de Salomão, o próprio Deus aparece e dá liberdade para ele pedir o que quisesse:

Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.

2 Crônicas 1:7

Naquele momento Salomão poderia pedir muitas coisas, pois era jovem, imaturo e inexperiente, mas pede:

E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.

Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.

Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?

2 Crônicas 1:8-10

A oração feita por Salomão foi um pedido tão nobre, que surpreendeu à Deus!

Logo em seguida a resposta de Deus foi mais surpreendente ainda:

Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,

Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.

2 Crônicas 1:11,12

Qual Foi A Sabedoria Do Rei Salomão?

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

1 Reis 4:29-31

Qual Foi O Outro Nome Do Rei Salomão?

O profeta Natã chamou Salomão de Jedidias, conforme o texto bíblico abaixo:

Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.

E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.

2 Samuel 12:24,25

Quantos Foram os Provérbios e Cânticos Do Rei Salomão?

Além de rei, foi também um grande compositor, produzindo 3 mil provérbios e 1.005 cânticos, conforme está registrado na bíblia:

E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

1 Reis 4:32

O Reinado Do Rei Salomão

O-Reinado-Do-Rei-Salomão

O reinado do Rei Salomão foi uma referência de paz, pois durante 40 anos, aproximadamente entre 971 e 931 a.C.

A prosperidade tanto falada de Salomão não veio por guerras, mas com grandes estratégias de comércio, casamentos e tributos.

Qual Era O Patrimônio Do Rei Salomão?

O seu patrimônio líquido, nos dias de hoje, seria algo aproximadamente, superior a US$ 2 trilhões.

Algo muito acima da média do que existe hoje, pois o homem mais rico do mundo nos dias atuais não chega a US$ 200 bilhões.

Na bíblia temos algumas referências de seus bens e negócios:

Também as naus de Hirão, que de Ofir levavam ouro, traziam de Ofir muita madeira de almugue, e pedras preciosas.

E desta madeira de almugue fez o rei balaústres para a casa do Senhor, e para a casa do rei, como também harpas e alaúdes para os cantores; nunca veio tal madeira de almugue, nem se viu até o dia de hoje.

1 Reis 10:11,12

E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro;

Além do que entrava dos negociantes, e do contrato dos especieiros, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da mesma terra.

Também o rei Salomão fez duzentos paveses de ouro batido; seiscentos siclos de ouro destinou para cada pavês;

Fez também trezentos escudos de ouro batido; três arráteis de ouro destinou para cada escudo; e o rei os pôs na casa do bosque do Líbano.

Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo.

Tinha este trono seis degraus, e era o alto do trono por detrás redondo, e de ambos os lados tinha encostos até ao assento; e dois leões, em pé, juntos aos encostos.

Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus de ambos os lados; nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos.

Também todas as taças de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia neles prata, porque nos dias de Salomão não tinha valor algum.

Porque o rei tinha no mar as naus de Társis, com as naus de Hirão; uma vez em três anos tornavam as naus de Társis, e traziam ouro e prata, marfim, e bugios, e pavões.

Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.

1 Reis 10:14-23

E cada um trazia o seu presente, vasos de prata e vasos de ouro, e roupas, e armaduras, e especiarias, cavalos e mulas; isso faziam de ano em ano.

Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros, de sorte que tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros; e os levou às cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.

E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras; e cedros em abundância como sicômoros que estão nas planícies.

E traziam do Egito, para Salomão, cavalos e fio de linho; e os mercadores do rei recebiam o fio de linho, por um certo preço.

E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.

1 Reis 10:25-29

Quantas Mulheres Tinha O Rei Salomão?

Ele teve no total 1000 mulheres, dentre elas 700 princesas e 300 concubinas.

No texto abaixo há esse registro histórico:

E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

1 Reis 11:1-3

Qual Foi O Pecado Do Rei Salomão?

Qual-Foi-O-Pecado-Do-Rei-Salomão

Embora o fosse muito sábio, por conta do dom que o próprio Deus lhe havia dado, infelizmente foi iludido pelas suas muitas paixões.

Isso nos mostra o perigo de se deixar levar pelos muitos e variados sentimentos do coração:

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.

Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.

Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.

1 Reis 11:4-10

Qual Foi A Consequência Dos Pecados Do Rei Salomão?

Todo pecado trás suas consequências e não foi diferente para com o ele:

Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.

Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.

1 Reis 11:11-13

Deus permitiu diversos ataques inimigos até que o reino foi dividido e sua glória se apagou.

Abaixo está a lista dos inimigos que se levantaram contra o ele, logo após seus pecados cometidos:

  • Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom. (1 Reis 11:14);
  • Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá (1 Reis 11:23);
  • Jeroboão, filho de Nebate, efrateu, de Zereda, servo de Salomão. (1 Reis 11:26);

Como O Rei Salomão Morreu?

Acreditasse que ele morreu de causas naturais aos 59 anos de idade, após reinar por 40 anos em Israel.

Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão?

E o tempo que reinou Salomão, em Jerusalém, sobre todo o Israel foi quarenta anos.

E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.

1 Reis 11:41-43

Deus abençoe a sua vida!

Conheça mais Personagens da Bíblia!

5 1 voto
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
whoiscall
10 meses atrás

Thanks for sharing.

2
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima