Qual o Significado da Rosa de Sarom na Bíblia?

Qual-O-Significado-Da-Rosa-De-Sarom-Na-Bíblia

Você e muitos cristãos desejam saber, qual o Significado da Rosa de Sarom na Bíblia, pois é um dos símbolos mais enigmáticos presentes no texto sagrado.

Embora as rosas não sejam muito mencionadas na Bíblia, essa é muito comentada entre os cristãos.

Vamos explorar mais a fundo o significado da Rosa de Sarom na Bíblia e como ela se tornou um símbolo de beleza e perfume espiritual.

O que a Bíblia diz sobre a Rosa de Sarom?

A Rosa de Sarom na Bíblia é encontrada no Cântico dos Cânticos, que é um poema lírico sobre o amor e a paixão entre um noivo e uma noiva.

Pois a Bíblia, como uma fonte de inspiração e sabedoria, frequentemente utiliza símbolos e parábolas, para transmitir mensagens profundas.

Portanto, no Cântico dos Cânticos, capítulo 2, no versículo 1, a noiva se compara à “Rosa de Sarom” e ao “lírio dos vales”.

Segue abaixo o texto original na Bíblia ACF (Atualizada Corrigida Fiel):

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.” (Cânticos 2:1)

Ou seja, essa passagem destaca a beleza, a fragrância e a raridade da “Rosa de Sarom”, sugerindo que a noiva se via como uma pessoa de rara beleza e valor.

Onde ficava a Rosa de Sarom?

Onde-Ficava-A-Rosa-De-Sarom

Sarom era uma região montanhosa e fértil no antigo Israel, localizada a oeste de Jerusalém, na antiga Palestina, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e beleza natural.

Embora as rosas não fossem nativas dessa região, no texto sagrado está presente simbolicamente.

Pois a beleza de Sarom foi frequentemente usada, de maneira simbólica, em outras partes na Bíblia, para representar a beleza e a exuberância.

Portanto, o termo “Rosa de Sarom” não se refere a um local geográfico específico, mas a uma metáfora poética usada para descrever uma beleza.

No contexto do Cântico dos Cânticos, a flor é usada para descrever a beleza da amada do autor.

Ou seja, a “Rosa de Sarom” não necessariamente estava neste local, pois é uma metáfora poética que enfatiza a beleza em um contexto bíblico.

Qual o Significado Espiritual da Rosa de Sarom?

Qual-O-Significado-Espiritual-Da-Rosa-De-Sarom

A sua fragrância doce e agradável é vista como uma representação da vida de um cristão verdadeiro, conforme o apóstolo Paulo escreve à igreja em Corinto:

“¹⁴ E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

¹⁵ Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

¹⁶ Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?”

(2 Coríntios 2:14-16)

Ou seja, retrata o caráter e o bom testemunho do cristão, aonde ele for, e não somente levando a mensagem de Jesus com palavras, mas com uma conduta fiel à Ele.

Mas como alguém conseguiria exalar o Bom Perfume de Cristo?

Bom, tudo começa dentro da pessoa, em sua essência, pois irá depender dos pensamentos que tem nutrido.

Conforme o apóstolo Paulo também ensina aos cristãos da igreja em Filipos:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Ou seja, é uma exortação aos cristãos, a focarem seus pensamentos em tudo o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e louvável.

Já na tradição judaica, a Rosa de Sarom representa a escolha por Deus para adornar o Templo de Salomão.

Pois trás o simbolismo do favor divino e a eleição especial de seu povo escolhido.

Portanto, essa flor trás uma ideia e memória, da representação de uma alma pura e de um caráter cristão virtuoso.

Porque Jesus é a Rosa de Sarom?

Porque-Jesus-É-A-Rosa-De-Sarom

Associar Jesus à Rosa de Sarom é uma prática muito comum em algumas igrejas, pois simboliza Sua Perfeição, Beleza e Esplendor Espiritual.

Embora existam várias interpretações e símbolos associados a Jesus Cristo, a Rosa de Sarom, é também frequentemente associada.

Pois a referência bíblica transmite a ideia de que, assim como aquela flor se destaca dentre todas, Jesus é Incomparável em sua excelência espiritual e divindade.

Porque Jesus é o Lírio dos Vales?

Porque-Jesus-É-O-Lírio-Dos-Vales

O lírio é um símbolo antigo de pureza e inocência, e sua associação com Jesus reflete sua natureza divina e imaculada.

Embora pareça uma flor comum, também representa a santidade de Jesus, por sua cor predominantemente branca, retrata bem essa ideia de pureza.

Pois o lírio também, frequentemente está presente na Bíblia, como um símbolo de pureza e graça.

Além disso, a pureza associada ao lírio reflete a mensagem central que Jesus trouxe ao mundo, enfatizando sua capacidade de purificar as almas e trazer esperança para a humanidade.

Conclusão

A “Rosa de Sarom” na Bíblia é um símbolo que representa não apenas a beleza e a fragrância da criação divina, mas também a santidade e a pureza que os seguidores de Jesus precisam buscar.

Pois ela nos lembra da importância de cultivar uma vida de virtude e irradiar o perfume da bondade, do amor e de viver em santidade ao Senhor.

Que a “Rosa de Sarom” nos inspire a crescer espiritualmente e refletir a beleza de nosso Senhor Jesus, em nossas vidas!

Conforme também está escrito na Bíblia:

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Efésios 5:1,2)

Que essa reflexão te motive a buscar a beleza espiritual e a pureza que Jesus tanto valoriza em seus escolhidos, compartilhando o aroma do amor e da bondade com todos ao seu redor!

Deus abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

4.8 4 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima