Mulher-Samaritana-E-Jesus-Água-Viva

Em caminho para uma missão à Samaria, Jesus faz uma parada repentina, para ensinar o mistério da Água Viva a uma Mulher Samaritana.

Jesus e a Mulher Samaritana

Um encontro que seria marcado pela história e mudaria totalmente a vida daquela mulher, como também de toda cidade de Samaria, chamada Sicar.

Porém, para Jesus salvar aquela mulher e o povo daquela cidade, precisaria quebrar certos preconceitos entre judeus e samaritanos.

Porque Judeus e Samaritanos não se davam?

Há vários motivos tanto históricos, como religiosos, que impediam Judeus e Samaritanos terem uma boa convivência.

Os motivos históricos, de uma forma bem resumida, era devido ao que ocorreu logo após a queda de Samaria pela invasão dos Assírios quando destruíram o Reino do Norte.

Tal invasão se deu por conta de muitos pecados cometidos pelos reis dominantes, sacerdotes e muitos samaritanos.

Como consequência da invasão, muitos povos estrangeiros começaram a conviverem no local, ocorrendo grande “misturas de sangue”, tornando os samaritanos não mais um povo de “linhagem pura”.

Com todo o ocorrido, alguns Samaritanos se refugiaram para o Reino do Sul, onde ficava Jerusalém e os habitantes judeus.

Diante de tudo isso, houve uma grande rejeição preconceituosa, pois os judeus se julgavam menos pecadores que os samaritanos.

Os motivos religiosos, resumidamente, eram devido aos costumes que cada um tinha antes que tivessem compartilhar da mesma terra.

Pois os samaritanos adoravam à Deus na alta montanha, assim diziam ser o lugar correto, pois foi o lugar onde Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos, onde também estavam as 12 pedras.

Os judeus defendiam que o lugar correto era em Jerusalém, onde foi construída a Cidade de Davi, o Templo de Salomão, onde estavam os 12 portais proféticos.

O Encontro da Mulher Samaritana com Jesus

Numa das viagens de Jesus com seus discípulos, saindo da Judeia rumo à Galileia, Jesus decide passar por Samaria.

Imagino que os 12 não esperavam tal atitude, pois a terra de Samaria era considerada imunda, onde nenhum judeu colocaria os seus pés.

Jesus se assenta no poço de Jacó, para descansar da viagem, enquanto seus discípulos vão à cidade buscar comida.

Quando a Mulher Samaritana vai até ao poço para retirar água, Jesus faz um pedido que ela não imaginaria que o fizesse: – Dá-me de beber.

Mulher-Samaritana-E-Jesus
Mulher Samaritana e Jesus

Diante de tal pedido, a Mulher Samaritana questiona Jesus por falar com ela, pois ela tinha notado pelas roupas, de que Jesus era um mestre judeu.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

João 4:10

Aquelas palavras, de início, foi de difícil compreensão para a Mulher Samaritana, que logo perguntou:

Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

João 4:11,12

Mas Jesus não estava se referindo àquela água do poço de Jacó e sim de algo revelador, que mudaria completamente a visa da Mulher Samaritana: O Espírito Santo!

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

João 4:13,14

Jesus estava ali com o objetivo de dar à ela algo de muito mais valor e eterno.

Assim Ele faz, pois prepara todo um momento, para se revelar salvador daqueles que dão ouvidos à Sua Voz!

Conclusão

Muitos estão semelhante a Mulher Samaritana e pior, porque às vezes estão até dentro das igrejas.

Ela não estava ali preocupada com nada de espiritual, mas apenas focada estava nas coisas materiais, com suas próprias necessidades físicas.

Mesmo diante de Jesus, ela ainda estava cega espiritualmente, não percebendo a tamanha oportunidade que estava diante de seus olhos.

A Água Viva pode agora mesmo entrar em seu ser para lhe dar a Vida Eterna, mas é preciso você sacrificar.

Jesus deixou claro que ela teria que sacrificar o preconceito, as coisas erradas que já tinha ouvido, o passado, as tradições, para então receber o que Jesus tinha para lhe dar!

Sacrifique tudo pela Vida Eterna, pois não há nada neste mundo mais importante ou valioso do que viver a eternidade com o nosso Senhor Jesus. Aleluia!

Deus abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém…

0 0 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima