Os 3 “Nãos” de Neemias Para Vencer

Neemias

Neemias viveu numa época onde por anos o povo escolhido de Deus estava em grande sofrimento de domínio inimigo.

Ele era copeiro pessoal do rei Artaxerxes I no palácio de Susã, capital da Pérsia, mas quando seu irmão trouxe as más notícias de seu povo, que estava em Jerusalém, sentiu em seu peito a dor e a vergonha.

Em meados de 445 a.C, Neemias recebe a grande oportunidade de voltar para Jerusalém com a missão de reconstruir os muros da cidade assolada.

Foi exatamente o que ele fez, abriu mão do conforto do palácio e assumiu a missão da reconstrução física dos muros da cidade, mas também da reconstrução espiritual do povo de Deus!

Os 3 “Nãos” de Neemias Para Vencer

  1. Não contou seus Projetos!
  2. Não aceitou a Vergonha!
  3. Não deu ouvidos aos Opositores!

1. Não Contou Seus Projetos!

“E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.” (Neemias 2:16)

Neemias já estava com os seus projetos alinhados com o rei da Pérsia, para voltar a Jerusalém, mas guardou em não contar para ninguém.

Ele sabia que havia opositores e cuidou de se pronunciar na hora certa, na hora em que tudo já estava preparado!

Todo início é mais difícil, por isso você precisa aprender a guardar seus projetos de serem comprometidos por opositores ou invejosos!

Após os projetos já estarem totalmente alinhados, Neemias se pronunciou à fim de reunir pessoas para sua missão.

2. Não Aceitou a Vergonha!

“Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.”(Neemias 2:17,18)

Neemias estava à 1500 km de distância de Jerusalém, quase 2 meses de viagem, mesmo assim não aceitou a situação!

O povo já estava sofrendo por décadas, mesmo assim ele não aceitou permitir que esse sofrimento durasse por mais alguns anos!

Há quem esteja diariamente convivendo com os problemas e não se revolta! Não aceite a Vergonha!

Você não pode “se acostumar” com os problemas na vida, pois esse é o motivo que leva muitas pessoas a viverem, a vida toda, escrava da dor e do sofrimento!

3. Não Deu Ouvidos Aos Opositores!

“O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.” (Neemias 2:19,20)

Diante de sua iniciativa para vencer na vida, infelizmente se levantarão opositores ou pessoas negativas.

Pessoas que irão falar mal do seu jeito de ser, irão te criticar, não entenderão seus projetos, rejeitarão suas opiniões e com palavras, tentarão te desanimar.

Mas se você decidir mudar de vida através da fé, nada e ninguém impedirá dos planos de Deus se cumprirem na sua vida!

Conclusão

Mesmo diante de muitas ameaças e oposições, entre Agosto e Setembro de 445 a.C., dentro de apenas 52 dias, Neemias conseguiu finalizar a obra de reconstrução dos muros de Jerusalém!

Não importa as dificuldades que você esteja enfrentando, se estiver em espírito, focado (a) nos planos de Deus, certamente Ele reconstruirá tudo na sua vida!

Que Deus Abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

3.8 8 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rosana
Rosana
5 meses atrás

Que benção. A leitura que vc traz nos deixa cada vez mais com vontade de ler mais e mais. Muito bom

Ananias Neto
Ananias Neto
8 meses atrás

Boa Noite… não conhecia trabalho de vocês…. título me chamou atenção….. estou lendo, edificante….. continuem…..a Boa Mão do Senhor é sobre Ti

4
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima