Qual Era o Tamanho da Arca de Noé?

Todas as vezes que se fala sobre o grande dilúvio bíblico, há uma certa curiosidade sobre Qual Era o Tamanho da Arca de Noé.

Porém, na linguagem bíblica, as medidas foram registradas utilizando uma unidade muito antiga chamada “côvado”, com isso, nasce muitas dúvidas com respeito de como seria de fato o tamanho dessa Arca em metros e centímetros.

Portanto, acompanhe esse artigo por completo e aprenda tudo o que você precisa saber, sobre o tamanho e a construção da Arca de Noé.

Qual o Tamanho da Arca de Noé Segundo a Bíblia?

De acordo com as especificações da Bíblia, a Arca de Noé teve um tamanho surpreendente pela sua época de construção.

Mas para entendermos melhor, precisamos converter a medida que foi utilizada (Côvado).

Um côvado era equivalente ao comprimento do antebraço de um adulto, do cotovelo até a ponta do dedo maior.

No entanto, essa medida variava de acordo com a estatura dos povos da antiguidade, podendo ir de 43 a 56 centímetros.

Com isso, muitos estudiosos acreditam que o côvado hebraico antigo tinha cerca de 48,1 centímetros, mas essa é apenas uma estimativa.

De acordo com o livro de Gênesis, Deus deu a Noé as seguintes instruções sobre qual seria o tamanho da arca para construí-la:

¹⁵ E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

¹⁶ Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.”

(Gênesis 6:15-16)

Diante disso, vamos calcular analisando as medidas fornecidas pelo próprio Deus a Noé.

Pois, considerando o côvado de 48,1 centímetros, as dimensões aproximadas da arca em metros seriam:

  • 144,45 metros de Comprimento;
  • 24 metros de Largura;
  • 14,45 metros de Altura;
  • 48,1 centímetros a Janela Superior.

Além disso, a arca teria três pavimentos, totalizando uma área de cerca de 10.345 metros quadrados e um volume de cerca de 50.168 metros cúbicos, com capacidade para 13.960 toneladas.

Com compartimentos internos, que serviam para acomodar os animais, a família de Noé e os alimentos necessários para a viagem.

Portanto, com essas medidas específicas, a Arca de Noé entraria nos dias de hoje, na categoria de um navio de grande porte, comparável a um transatlântico moderno.

Quais Materiais Foram Usados Para Construir a Arca de Noé?

Quais-Materiais-Foram-Usados-Para-Construir-A-Arca-De-Noé

Embora a Bíblia forneça algumas instruções detalhadas sobre as dimensões da arca, ela não especifica muitos detalhes sobre os materiais utilizados na sua construção.

Porém destaca 2 materiais, que aparentemente foram os mais importantes para uma boa estrutura e segurança para a Arca de Noé: a madeira e o betume.

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” (Gênesis 6:14)

A madeira usada para construir a Arca de Noé foi registrada na bíblia com a palavra hebraica “gofer” ou “gopher” (גפר), mas não há consenso entre os estudiosos sobre a espécie exata dela.

Com isso, em diversas traduções da Bíblia simplesmente transliterou o termo como “gofer” sem oferecer uma tradução específica.

Porém em outras versões da Bíblia, se utiliza o termo como “cipreste”, pois a maioria dos estudiosos identificaram como a madeira de cipreste.

Por ser uma árvore historicamente encontrada na região do Oriente Médio, incluindo Israel.

Além disso, o cipreste também conhecido por suas propriedades de durabilidade e resistência à deterioração, e que libera uma resina natural, podendo ajudar numa maior resistência contra água.

Ou seja, a madeira de cipreste poderia sim, ter sido utilizada na construção de uma grande embarcação, como a Arca de Noé.

Contudo, a arca também foi revestida por dentro e por fora com betume, uma substância asfáltica, viscosa e betuminosa, que servia para vedar as frestas e evitando a entrada de água.

Embora exista diferentes tipos de betume:

  • Betume Natural;
  • Betume de Petróleo;
  • Betume de Alcatrão de Hulha.

Cada tipo possui características distintas e que não se sabe ao certo, qual foi exatamente utilizada na construção, mas em geral, o betume é conhecido por suas propriedades impermeabilizantes e adesivas.

Em contextos históricos, o betume era frequentemente utilizado na construção naval e na impermeabilização de estruturas, para protegê-las da água e prolongar sua durabilidade.

Quanto Tempo Demorou Para Construir a Arca de Noé?

Quanto-Tempo-Demorou-Para-Construir-A-Arca-De-Noé

A construção da Arca de Noé demorou cerca de 120 anos, segundo registra a própria Bíblia:

“Disse mais o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.” (Gênesis 6:3)

Embora alguns confundem esse versículo, interpretando que foi o limite de vida do homem na terra, que Deus determinou.

Mas não podemos afirmar isso, pois depois de Noé, temos na própria Bíblia, a história dos patriarcas, que viveram mais do que 120 anos.

Por exemplo, Terá, que viveu 205 anos, Abraão, que viveu 175 anos, Isaque, viveu 180 anos e Jacó, que viveu 180 anos.

Ou seja, os 120 anos foi o tempo de oportunidade dado por Deus, para a humanidade reconhecê-Lo e aceitar a proposta da salvação.

Durante esse tempo, Noé construiu a arca e pregou aos seus contemporâneos sobre o juízo divino que viria, sem desanimar, oferecendo a oportunidade da salvação através daquela construção, mas ninguém acreditou nele.

Pois somente Noé, sua esposa, seus três filhos e suas noras entraram na arca, juntamente com um casal de cada espécie de animal, sendo sete casais dos animais puros e um casal dos impuros.

Mas, não é exatamente isso o que está acontecendo nos dias de hoje?

Pois, quantas oportunidades de salvação, que Deus oferece e mesmo assim muitos ignoram?

Portanto, vamos aproveitar enquanto há tempo…

Tempo esse que não sabemos quanto.

Pende Nisso!

Depois Clique Aqui e Aprenda: As 6 Lições de Fé da Arca de Noé!

Conclusão

A história da Arca de Noé é uma história de fé, obediência, julgamento e graça.

Pois ela mostra como Deus preservou a sua criação e a sua promessa através de um homem justo que confiou na Sua palavra.

Com isso, a história da Arca de Noé também aponta para o futuro, quando Deus enviaria o seu Filho Amado, Jesus Cristo, para salvar o seu povo do pecado e da morte.

Portanto, hoje a Arca da Salvação está sendo construída nos céus e Deus tem usados vários “Noés” para anuncia à Sua Palavra.

Como o Próprio Senhor Jesus declarou antes de sua partida:

“² Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

³ E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

(João 14:2,3)

Quem crer de fato na palavra, futuramente entrará na Porta que é o Senhor Jesus, estando salvo na Arca da Salvação, o Reino dos Céus!

Por isso, se arrependa dos seus pecados, aceite a palavra de Deus em seu coração e seja salvo do futuro juízo que virá sobre toda à terra!

Que Deus abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

5 1 voto
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima