Qual É O Verdadeiro Significado Do Papai Noel?

Mesmo em pleno século 21, poucos são os que sabem, Qual É O Verdadeiro Significado Do Papai Noel, você é um deles?

Embora seja um personagem muito visto e valorizado no mês de dezembro, alguns acreditam ser apenas um velhinho simpático de barba branca, mas não é bem assim…

Porém aqui neste artigo você saberá definitivamente, qual é o verdadeiro significado dessa figura e não será mais enganado pela forte mídia, que ilude até muitos cristãos sinceros.

De Onde Surgiu O Papai Noel?

De-Onde-Surgiu-O-Papai-Noel

O personagem que eventualmente se transformou no Papai Noel tem suas raízes na mitologia nórdica e em figuras históricas.

Pois uma das influências mais significativas é Odin, o deus nórdico associado à sabedoria, magia e, em alguns aspectos, à generosidade.

Na tradição nórdica, Odin era frequentemente retratado como um ancião de barba longa, que viajava durante a noite no solstício de inverno.

Assim, fazia as suas viagens disfarçado, percorrendo o mundo em seu cavalo de oito patas “Sleipnir”, distribuindo diversos presentes aos que eram merecedores.

Portanto, a festa nórdica envolvia dar presentes e inspirou tradições semelhantes de presentear no período natalino.

Também uma das figuras que contribuíram para a criação do Papai Noel, com raízes da cultura nórdica, foi o “Tomte” ou “Nisse”.

Que eram “pequenos seres mágicos”, muitas vezes retratados como gnomos ou elfos, que eram acreditados pelos escandinavos como guardiões de lares e fazendas.

Embora fossem seres de aparência não muito humanas, eram conhecidos por proteger os habitantes da casa e da propriedade, especialmente durante o período do Natal.

Esses seres eram frequentemente representados usando gorros pontudos e roupas quentes.

Ou seja, a imagem do Papai Noel, com sua roupa vermelha, gorro pontudo e barba branca, também tem semelhanças com a representação do “Tomte” ou “Nisse”.

Portanto, ao longo dos séculos, essas influências foram mescladas e adaptadas em várias culturas europeias, culminando na figura do Papai Noel como a conhecemos hoje.

O Papai Noel Europeu

O-Papai-Noel-Europeu

Além de Odin, também há uma forte influência de São Nicolau, um bispo cristão do século IV, da cidade de Mira, na atual Turquia.

Pois foi conhecido por sua generosidade, especialmente em relação às crianças.

Contudo, a mais famosa das histórias associadas a São Nicolau é a do seu ato de caridade em relação a três irmãs.

Pois diz a lenda que o pai dessas três meninas estava passando por dificuldades financeiras e não conseguia fornecer um dote para que elas se casassem.

Portanto, temendo que as filhas acabassem na prostituição por falta de opções, São Nicolau teria jogado três sacos de ouro pela chaminé da casa durante a noite, proporcionando assim os dotes necessários para os casamentos.

Essa história de dar presentes de forma anônima e benevolente, especialmente para crianças, é uma das raízes da tradição do Natal.

Com o tempo, a figura de São Nicolau foi se transformando em diferentes culturas ao redor do mundo, adquirindo características diferentes.

No século XIX, em particular, a figura do “Sinterklaas” (A Festa de São Nicolau) nos Países Baixos, contribuiu para a formação da imagem moderna do Papai Noel.

Assim, a história de São Nicolau serve como uma base histórica e mitológica para a figura do Papai Noel, um símbolo popular do espírito natalino em muitas partes do mundo.

Conclusão

Diante de todos dos fatos históricos e culturais apresentados, sobre o verdadeiro significado do Papai Noel, qual é a sua opinião?

Seria sábio os pais ensinarem seus filhos a idolatrarem o Papai Noel?

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei.”

(Isaías 42:8)

Como “mesclar” o Papai Noel, com o nascimento de Jesus, na época de Natal?

São perguntas, que nos faz refletir sobre muitas decisões, que às vezes tomamos, sem questionar seu verdadeiro significado e se há algum proveito espiritual.

Como cristão, qual a sua opinião sobre isso?

Ficaremos muito felizes ao ler seu comentário.

Se quiser saber mais sobre a Origem do Natal, Clique Aqui!

Deus Abençoe a sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

5 2 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima