O Repouso de Deus
Na carta aos hebreus, o autor desenvolve um raciocínio fantástico, comparando o Repouso de Deus prometido por meio de Moisés e agora, por meio de Jesus.
Pois durante todo o desenvolvimento descrito na carta aos hebreus, nota-se o autor expondo, que tudo o que aconteceu no Antigo Testamento se cumpre no Novo Testamento através de Jesus.
Os estudiosos chamam a carta aos Hebreus como “o quinto evangelho”, pois relata a continuidade do ministério de Jesus Cristo nos céus, em Seu sacerdócio e governo.
Essa carta foi escrita em meio à uma grande perseguição sofrida pela Igreja primitiva.
Tudo o que está escrito, se dá ao fato de que muitos novos cristãos, que eram judeus, estavam confusos do que fazer para agradar à Deus de forma correta.
Leia esse artigo e entenda o que esse comparativo, revela para nós com respeito ao Repouso de Deus, da Terra Prometida e o do Reino dos Céus.
Qual é o Repouso do Homem?
Para entender o Repouso de Deus, primeiro é necessário entender o Repouso do Homem.
Pois todo ser humano anseia por repouso, e por mais que tenha uma vida abençoada, que trabalhe no que ama, que tenha tudo o que precisa e não falte nada, esse anseio o consome diariamente.
Com isso, durante os dias, as pessoas vão se esgotando, tanto o seu corpo, como também a sua alma, com isso, anseiam por repousar ao menos um dia da semana, que é a tal esperada “folga”.
Porém, diante da tamanha necessidade, parece ser pouco, e por conta disso muitos anseiam pelas tão sonhadas “férias”.
E mesmo viajando, “se desligando” das muitas obrigações e responsabilidades da vida, ainda assim, a alma anseia por um repouso mais eficaz.
Com isso, muitos se questionam, que sentem falta de algo, mas não sabem afirmar o que seria exatamente…
Como se fosse uma busca contínua e infinita, onde alguns acabam se perdendo com as mais variadas ilusões que o mundo apresenta, tudo pela tentativa por um momento de repouso eficiente.
Mas nada neste mundo é capaz de trazer o verdadeiro repouso para a alma do homem!
O que é o Repouso de Deus?
O Repouso de Deus é a maior promessa Dele para o seu povo, que se revelou no passado com os hebreus, e hoje, é a gloriosa promessa do futuro celestial, com todos os que crerem.
No passado, o Repouso de Deus foi revelado por meio da promessa da conquista da Terra Prometida.
Ou seja, na caminhada no deserto chegariam até à terra seguindo o libertador Moisés, e posteriormente, tomariam posse da terra seguindo o maior conquistador de terras da história bíblica, Josué.
Depois, o Repouso de Deus foi revelado por meio da promessa do Reino dos Céus, não mais através de um homem, mas através do sacrifício perfeito de nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, assim como o povo hebreu saiu da escravidão do Egito, nós cristãos sairíamos da escravidão do mundo, atravessando o deserto de provações, até chegar no Reino dos Céus.
Agora vamos entender o passado dos hebreus, para compreender os nossos dias atuais…
Porque muitos hebreus não entraram na Terra Prometida?
O que impediu muitos hebreus de entrarem na Terra Prometida foi a dureza dos corações:
“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.”
(Hebreus 3:15)
Pois saíram da escravidão do Egito aproximadamente 600 mil homens, fora mulheres e crianças, que totalizariam mais de 2 milhões de pessoas.
Porém, apenas 2, Josué e Calebe, que entraram na Terra Prometida, juntamente com a nova geração nascida no deserto.
Matematicamente, é uma porcentagem aproximadamente de apenas 0,2%
Ou seja um número muito, mas muito inferior do que deveria entrar…
Embora estamos em outra época, ainda assim, o homem tem insistido na dureza de seu coração.
Com isso, muitos estão cada vez mais se distanciando da presença de Deus, e mais longe ainda, do Seu Repouso!
Como Entrar no Repouso de Deus?
Seguindo o texto da carta aos Hebreus, vamos notar 2 passos importantes para entrar no Repouso de Deus:
- Precisamos Temer à Deus;
- Aproveitar à Palavra Pregada;
Vamos destacar esses passos a seguir:
1. Precisamos Temer à Deus
“Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.”
(Hebreus 4:1)
De forma clara, o escritor aos hebreus afirma sobre a importância do temor à Deus.
Ou seja, sem temor à Deus, a pessoa comete inúmeros erros e pecados gravíssimos, sem nenhuma preocupação com as consequências, que certamente serão inevitáveis.
Pois a falta de temor à Deus do povo hebreu, fez com que cometessem outros pecados também, como: murmuração, idolatria, rebelião contra o líder Moisés, etc.
Portanto, a falta de temor à Deus, resulta em outros pecados e o afastamento do Repouso de Deus.
Você tem temor à Deus?
2. Aproveitar à Palavra Pregada
“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”
(Hebreus 4:2)
Ou seja, assim como hoje temos várias pregações, para nos instruir ao arrependimento e à conversão, o povo hebreu também receberam várias pregações de Moisés.
Mas nada aproveitaram diante de todas as palavras pregadas, e hoje infelizmente, acontece o mesmo dentro de muitas igrejas.
Pois quantos são os pastores ou líderes espirituais, que foram escolhidos por Deus para a pregação do evangelho, acabam se frustrando, pela dureza dos corações das pessoas, que nada aproveitam da palavra pregada?
Embora se esforcem para pregar, ensinar e aconselhar, muitos ouvintes até saem das igrejas por “não concordarem”…
Portanto, mesmo em épocas tão diferentes e muito distantes uma da outra, percebemos um comportamento padrão no ser humano de desobediência à Deus.
Você aproveita à Palavra Pregada?
Conclusão
Em conclusão, assim como poucos foram os que entraram no Repouso de Deus na Terra Prometida, também poucos entrarão no Repouso de Deus em Seu Reino Celestial.
Ou seja, para entrar no Repouso de Deus, é preciso de temor à Deus e aproveitar à palavra pregada, para que haja uma transformação interior.
Pois o Repouso de Deus é para quem obedece à Ele:
“⁹ Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. ¹⁰ Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. ¹¹ Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.”
(Hebreus 4:9-11)
Você obedece à vontade de Deus em tudo?
E para finalizar, vale lembrar o que Jesus doutra feita afirmou:
“²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
(Mateus 11:28,29)
Ou seja, em Jesus se cumpre tudo, pois:
- Jesus é a Terra Prometida;
- Jesus é a porta para o Reino dos Céus.
Portanto, somente em Jesus alcançaremos o Repouso de Deus definitivamente para a nossa alma!
E você? Está caminhando na fé, de forma correta?
Que Deus abençoe grandemente a sua vida!
Compartilhe e abençoe alguém também…