Lepra-De-Naamã

Numa época difícil onde a medicina era limitada, a Lepra de Naamã o envergonhava, e embora tentasse esconder aquelas feridas por dentro de suas armaduras de capitão, o que ele mais desejava era alcançar a Cura Milagrosa.

A história de Naamã nos trás grandes ensinamentos, tanto para nossa vida pessoal, como espiritual.

Hoje vivemos numa época em que a medicina é avançada, porém há muitas outras áreas da vida de uma pessoa, que podem trazer vergonha e dor.

Leia nesse artigo o caminho para se ver livre de qualquer “lepra” da sua vida e alcançar o grande milagre, semelhante a Naamã.

Quem Foi Naamã?

Já no início da história bíblica sobre Naamã, notamos que ele era um homem importante e bem sucedido em suas responsabilidades:

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

2 Reis 5:1

Podemos listar aqui essas qualidades notórias de Naamã, que o destacavam de forma positiva diante das pessoas ao seu comando e ao seu redor:

  • Capitão do exército;
  • Grande homem diante do Senhor;
  • Homem de muito respeito;
  • Herói Valoroso.

Porém, por detrás de tantas qualidades, Naamã era vítima de uma lepra, que o envergonhava trazendo uma enorme dor física e também na alma.

Assim existem muitas pessoas hoje em dia, que até alcançaram grande sucesso em muitas áreas da vida, mas carregam uma vergonha dolorida escondida, seja física ou seja na alma.

Se você está sofrendo, tentando esconder isso de todos ao seu redor, saiba que Deus sente também a sua dor e pode te curar de forma milagrosa, basta você crer e se entregar à Ele de todo o seu coração.

A Escrava de Naamã

Era muito comum no mundo antigo, pessoas com autoridade militar, política ou religiosa, terem escravos à sua inteira disposição e não foi diferente com Naamã:

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

2 Reis 5:2

Essa escrava, que por sinal era apenas uma menina, estava à serviço em sua casa e naturalmente conheceu toda a vergonha e dor de seu senhor Naamã.

Em alguém improvável nasce uma esperança, como que uma “luz no fim do túnel” para Naamã conseguir sua cura milagrosa.

De onde menos ele esperava veio uma solução, que mudaria completamente a história de sua vida:

E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

2 Reis 5:3

Com toda a certeza, Naamã já tinha tentado de várias maneiras resolver seu problema, sem nenhum sucesso.

Diante de tais palavras ditas da menina escrava para a sua esposa, Naamã toma uma decisão de tentar algo diferente, em uma terra diferente, com alguém diferente.

Essa menina escrava nos ensina algo muito poderoso, pois tinha perdido tudo: sua família, sua casa, seus amigos, sua liberdade…

Mas não tinha perdido a Fé!

Podemos perder muitas coisas e até pessoas na vida, diante de situações improváveis e repentinas que surgem à todo o tempo, mas nunca podemos perder a !

Pois a é o único canal de ligação, entre nós e Deus!

O Pedido de Naamã é Mal Entendido

Naamã, como capitão que respondia ao rei da Síria, solicitou o pedido de viagem para a terra de Israel, com a intensão de buscar no profeta Eliseu a cura milagrosa da lepra, mas no meio da comunicação houve um problema:

Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

2 Reis 5:4-7

O problema foi que o rei da Síria não soube explicar de forma correta, qual era a intensão de Naamã na terra de Israel e quem ele iria procurar (Eliseu).

Quantas vezes, somos também, mal entendidos?

Isso nos ensina que às vezes, por não nos comunicarmos de forma correta, o resultado final poderá ser comprometido, pois podemos ser mal interpretados.

Se comunique sempre de forma correta e clara. Seja específico nos seus pedidos, principalmente à Deus, seja específico nas suas orações!

O Profeta Assume a Responsabilidade pela Cura de Naamã

Diante de tamanha indignação do rei de Israel, por não entender o propósito de Deus, o profeta Eliseu entra em cena para resolver o problema:

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

2 Reis 5:8

Que exemplo glorioso! De imediato o profeta Eliseu assume a responsabilidade da cura milagrosa de Naamã, pois sabia que Deus queria que ele resolvesse aquela situação!

Precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, pois há certas responsabilidades que cabe à nós e a mais ninguém.

Muitos erram por ficarem passivos diante de certos desafios que surgem, seja na família, no relacionamento conjugal, no trabalho, na igreja, dentre outras áreas.

Assuma a responsabilidade da sua vida e certamente Deus irá operar o sobrenatural!

Qual a distância que Naamã viajou até Eliseu?

Naamã era capitão do exército da Síria, mais especificamente chefe do exército arameu, de Aram, que fica ao Sul do país.

Da terra de Aram até a capital de Israel (Samaria), seria em média de 214km de distância, isso seria equivalente à 2 dias de caminhada, sem considerar às paradas para descanso e refeições, que são totalmente necessárias.

Distância Que Naamã Viajou Até Eliseu
Distância Que Naamã Viajou Até Eliseu

Certamente não foi uma viagem simples, mas longa e cansativa, considerando as limitações daquela época.

Naamã chega em Israel

Após uma longa viagem cansativa de Naamã com toda a sua comitiva de soldados e bens até Eliseu, simplesmente ele não é atendido diretamente pelo profeta:

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

2 Reis 5:9,10

De maneira simples e direta o profeta Eliseu não sai para atender Naamã, mas pede para Geazi dar o novo endereço para a cura milagrosa: O Rio Jordão!

Qual distância que Naamã viajou até o Rio Jordão?

Muitos que leem a passagem bíblica imagina que o Rio Jordão ficava logo ali no “quintal da casa do profeta Eliseu”, mas absolutamente não!

A distância que Naamã fez a segunda viajem, que foi das regiões próximas à Samaria até o Rio Jordão é de aproximadamente 46km.

Considerando uma viajem à pé, o tempo seria algo próximo de 10 horas, fora as paradas para descanso e refeição.

Distância que Naamã Viajou até o Rio Jordão
Distância que Naamã Viajou até o Rio Jordão

Naamã já tinha feito uma longa viagem até Eliseu, mas se quisesse a cura milagrosa, seria necessário uma viagem à mais!

O Orgulho de Naamã

Logo após receber ao receber o “novo endereço” da cura milagrosa, a reação de Naamã foi de indignação:

Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

2 Reis 5:11,12

Percebemos 2 pensamentos, que Naamã tinha arquitetado, para o recebimento da cura milagrosa:

  1. Ser atendido pelo profeta, que ficaria de pé e faria uma oração de imposição de mãos;
  2. Se lavar nos rios mais próximos (Damasco) onde seria o caminho de retorno para à sua casa.

Naamã acreditava que todo àquele caminho já trilhado por ele e seus servos seria o suficiente para ser bem recebido e atendido.

Mas não! O profeta Eliseu manda o recado para Naamã mergulhar no Rio Jordão, que ficava longe e não era um dos rios mais limpos que se tinha naquela época.

Como podemos ver no mapa, o caminho era ao leste, ou seja, fora da rota da viagem de volta.

Às vezes Deus irá nos pedir algo além do que já fizemos e precisamos ser humildes para obedecer, confiando nas promessas infalíveis de Dele!

Diante de tal sacrifício à mais necessário, pensou em desistir, em voltar, em retroceder.

Assim acontece hoje em dia, pois muitas pessoas caminham até um certo ponto, porém diante de um novo obstáculo, desanimam e pensam em desistir de tudo!

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

2 Reis 5:13

Seus servos que o acompanharam naquela longa viagem, com muita humildade, tentam convencer seu chefe Naamã, de obedecer a instrução do profeta, que com muita resistência aceita a proposta.

Naamã Curado da Lepra

Ele teve que “descer no rio”, ou seja, “quebrar” seu orgulho e se sujeitar à Palavra de Deus através do profeta Eliseu.

Naamã Curado da Lepra
Naamã Curado da Lepra

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

2 Reis 5:14

Teria que ser 7 mergulhos e não apenas 1 ou quantos ele achava melhor, deveria ser conforme ao que Deus tinha ordenado.

Mas a obediência, indo ao local determinado, mergulhando a quantidade ordenada, trouxe a cura milagrosa que Naamã tanto queria e precisava.

Todo o sacrifício e obediência, no final de tudo, valeu muito a pena! Aleluia!

O que Podemos Aprender com a Cura de Naamã?

O Que Podemos Aprender com a Cura de Naamã
O Que Podemos Aprender com a Cura de Naamã

A história de Naamã trás grandes ensinamentos para nós, que podem impactar de forma positiva e transformadora a vida de quem crer.

Vamos concluir, pontuando alguns aprendizados importantes:

  • A solução pode vim de quem menos esperamos;
  • A comunicação correta evitará mal entendidos;
  • Nem sempre fizemos tudo, às vezes falta mais um pouco;
  • O orgulho somente atrapalha o processo para o propósito;
  • A obediência é o segredo para a resposta de Deus;
  • O sacrifício para obedecer é recompensador.

Deus abençoe grandemente à sua vida!

Compartilhe e abençoe alguém também…

Clique aqui e leia mais Mensagens de Fé!

0 0 votos
Avaliação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x
Rolar para cima